Clã Squadra Furiosa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FATOS IMPORTANTES DE TIMES DE FUTEBOL

Ir para baixo

FATOS IMPORTANTES DE TIMES DE FUTEBOL Empty FATOS IMPORTANTES DE TIMES DE FUTEBOL

Mensagem  Leandro_Farah Qui 1 Out 2009 - 10:28

BOTAFOGO

Na década de 1930, liderado pelos atacantes Nilo e Carvalho Leite, entre outros craques, o Botafogo conquistou o Carioca de 1930 e o inédito tetracampeonato em 1932, 1933, 1934 e 1935. Nesta época, o campeonato do Rio de Janeiro era dividido em duas ligas, a profissional e a amadora, homologada pela CBD e pela FIFA e que o Botafogo participava. Em 1931, problemas internos envolvendo diretores e futebolistas atrapalharam o time durante a campanha. Nessa mesma era, nove jogadores do Botafogo foram convocados para a Copa do Mundo de 1934 na Itália: Carvalho Leite, Waldyr, Áttila, Canalli, Ariel, Martim Silveira, Octacílio e os goleiros Germano e Pedrosa. Durante a campanha dos cinco títulos o clube realizou 113 jogos, vencendo 75, empatando 22 e perdendo 16. Marcou 320 gols (sendo 79 marcados por Carvalho Leite) e sofreu 176. Leônidas da Silva, ídolo do Flamengo, atuou antes pelo alvinegro na conquista de 1935 e chegou a estrear pelo time em 1936, entretanto, logo foi negociado com o rival rubro-negro. No mesmo ano, o clube realizou sua primeira excursão ao exterior: foi jogar no México e nos Estados Unidos[9]. Em nove partidas, venceu seis.
O ano de 1938 foi o qual o Botafogo reinaugurou seu estádio em General Severiano com novas arquibancadas de cimento. No Campeonato Carioca e no Torneio Municipal, o clube ficou em terceiro lugar. Cedera, durante as competições, cinco jogadores para a disputa da Copa da França. No ano seguinte, surgiu no clube o craque Heleno de Freitas, que viria a substituir o ídolo Carvalho Leite. Durante os oito anos seguintes, Heleno foi o maior ídolo do clube e, por conseguinte, o primeiro craque do recém-criado Botafogo de Futebol e Regatas

Leandro_Farah
Presidente SF

Número de Mensagens : 1335
Idade : 44
NOME REAL : Leandro Farah
LOCALIZAÇÃO : Brasil
TIME NO GG : Violencia Futebol Clube
TÍTULOS : 4 TI - 1 TO - 1 CO - 5 LA
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FATOS IMPORTANTES DE TIMES DE FUTEBOL Empty Re: FATOS IMPORTANTES DE TIMES DE FUTEBOL

Mensagem  Leandro_Farah Qui 1 Out 2009 - 10:28

FLAMENGO

O Clube de Regatas do Flamengo é um clube poliesportivo brasileiro com sede na cidade do Rio de Janeiro fundado para disputas de remo em 1895. Criado no bairro de mesmo nome, o clube mudou-se para o bairro da Gávea na primeira metade do século XX.
Sua atuação no futebol iniciou-se em 1912. Suas maiores glórias neste esporte são o Campeonato Mundial de Clubes e a Copa Libertadores de 1981. Além disso, o Flamengo é o clube com maior número de Títulos Nacionais no Brasil, empatado com o São Paulo, em números de títulos do Campeonato Brasileiro de Futebol, cinco conquistas[1], mais dois títulos da Copa do Brasil e uma Copa dos Campeões , totalizando oito títulos nacionais. Além disso, detém ao lado do Botafogo, a maior seqüência invicta do futebol brasileiro, 52 jogos sem derrotas em 1979.
O Flamengo é o clube com o maior números de torcedores do Brasil de acordo com pesquisas do IBOPE[2] e Datafolha. Estima-se ter uma torcida entre 30 a 35 milhões de torcedores só no Brasil.
Em 2007, foi sancionado pelo governador Sérgio Cabral Filho o Dia do Flamengo[3]. A data comemorativa no calendário do estado do Rio de Janeiro homenageia a fundação do clube rubro-negro. Também em 2007, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro César Maia tombou a Torcida do Flamengo[4] como Patrimônio Cultural da Cidade por promover espetáculos de alegria no Maracanã e em diversos estádios.

Leandro_Farah
Presidente SF

Número de Mensagens : 1335
Idade : 44
NOME REAL : Leandro Farah
LOCALIZAÇÃO : Brasil
TIME NO GG : Violencia Futebol Clube
TÍTULOS : 4 TI - 1 TO - 1 CO - 5 LA
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FATOS IMPORTANTES DE TIMES DE FUTEBOL Empty Re: FATOS IMPORTANTES DE TIMES DE FUTEBOL

Mensagem  Leandro_Farah Qui 1 Out 2009 - 10:29

FLUMINENSE

A primeira sessão da Diretoria do Fluminense foi realizada em 25.07.1902, às 21 horas, na residência de Oscar Cox, à rua Salvador, nº. 5, com a presença do próprio Oscar Cox (presidente), Louis da Nóbrega Júnior (vice-presidente), Mário Rocha (primeiro secretário), Domingos Moitinho (tesoureiro), Horácio da Costa Santos e Félix Frias (integrantes da Comissão de Esportes, denominada "Ground Committee").
O primeiro Relatório do Fluminense abrangeu o período de julho/1902 e dezembro/1903, apresentando uma receita líquida de 332$040.
Como a máquina de aparar grama importada da Inglaterra era impulsionada pela força animal, o Fluminense adquiriu, por 160$000, o burro "Faísca", da linhagem do famoso Ruço do Sancho Pança, que trabalhava com luvas enfiadas nas suas patas, para não causar danos ao gramado.
Em partidas de futebol, o Fluminense estreou em 19 de outubro de 1902, no campo de Paysandú Cricket Club, goleando impiedosamente o Rio Football Club por 8 X 0, gols Horácio da Costa Santos (3), Heráclito de Vasconcelos (2), Félix Frias (1) e A. Simonsen (1). O Fluminense jogou com Américo Couto, M. Frias e V. Etchegaray (capitão); Mário Rocha, Oscar Cox e W. Schuback; A.Simonsen, E. Moraes, Costa Santos, H. Vasconcelos e F. Frias.
Em 06 de setembro de 1906, no gramado do Velódromo, em São Paulo/SP, o Fluminense estreou em partidas interestaduais, empatando de 0 X 0 contra o Clube Atlético Paulistano. Eis a formação do Flu: Cruisckshank, J. Robinson e V. Etchagaray; A. Simonsen, A. Wright e F. Moreton; C. Robinson, H. Costa Santos, E. Cox, H. Vasconcellos e F. Frias.
O primeiro jogo do primeiro Campeonato de Futebol do Rio de Janeiro foi realizado em data de 03 de maio de 1906, no campo da Rua Guanabara, com a goleada do Fluminense Football Club sobre o Paysandú Cricket Club por 7 X 1, gols de Horácio da Costa Santos (3), Emílio etchegaray (2), Edwin Cox (1), e Murray (zagueiro do Paysandú, contra). Horácio da Costa Santos, abrindo o placar, marcou o primeiro gol do Fluminense e de jogos do Campeonato Carioca.
O Fluminense foi o primeiro time a se sagrar Campeão Carioca invicto, no ano de 1908. Eis os primeiros campeões invictos do Rio de Janeiro: Waterman, V. Etchegaray e Salmond; J. Leal, Buchan e N. Macedo; Oswaldo, Costa Santos, E. Cox, E. Etchegaray e F. Frias. No ano seguinte, o Fluminense repetiu a mesma dose.
Em 1911, o Fluminense foi Campeão do Rio de Janeiro sem perder um ponto sequer, derrotando todos os seus adversários no turno e returno. Eis os responsáveis pela proeza: Baena, Píndaro e Nery; Lawrence, Amarante e Galo; Orlando, Oswaldo, Borgerth, Gustavo e Calvert.

A primeira partida entre Flamengo e Fluminense, realizada em 07.07.1912, foi vencido brilhantemente pelo Tricolor por 3 X 2. Releva dizer que o time do Flamengo era formado por nove jogadores titulares do Fluminense que se rebelaram, abandonaram o Tricolor e fundaram o setor de futebol do clube rubro-negro.

O tricolor Edward Calvert, no primeiro minuto de jogo, marcou o primeiro gol da história dos Fla X Flu, em 07.07.1912.
No ano de 1950, foi realizado o primeiro Fla X Flu da história do Estádio do Maracanã, hoje Mário Filho. Resultado da partida: Fla 1 X FLU 2.
Foi o jornalista tricolor Mário Filho, irmão mais velho do também tricolor Nelson Rodrigues, que, em usas crônicas esportivas, popularizou a expressão "FLA-FLU" para designar o confronto entre Flamengo e Fluminense. A expressão fez tanto sucesso que, em 1937, virou marchinha carnavalesca (composição de Haroldo Lobo e J. Cascata).
O maior público que o Estádio do Maracanã acolheu em toda sua história foi de 177 mil pagantes e 17 mil caronas, totalizando 194 mil torcedores, ocorreu na partida entre Fluminense 0 x 0 Flamengo, na decisão do campeonato carioca de 1963.
O "tanque" inglês Welfare, que honrou a camisa tricolor de 1913 a 1924, era tão querido no Fluminense que havia sempre um torcedor a lhe carregar a maleta com o uniforme, chuteiras e uma garrafa de uísque.
Embora não sendo sua única razão de ser, o Fluminense foi fundado como uma agremiação voltada para o futebol, daí porque, diferentemente dos quatro clubes grandes do futebol carioca, não ter "regatas" no seu nome.
Waldo foi escolhido melhor ponta-de-lança da história centenária do Fluminense. Foi muita justa a escolha, pois Waldo foi o maior artilheiro do Flusão de todos os tempos, marcando 314 gols com a gloriosa camisa tricolor.
De 1952 a 1961, a equipe de Polo Aquático do Fluminense disputou 104 partidas estaduais, interestaduais e internacionais, sem derrota alguma. O atleta Márvio Kelly dos Santos atuou maior número de vezes (103 partidas), sendo também o principal artilheiro.
Ao conquistar o Campeonato Carioca de 1959, o Fluminense tornou-se o último campeão da capital federal, fechando com chave de ouro uma era histórica da cidade do Rio de Janeiro.
Em 06/07/1988, o Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural, reconhecendo os seus valores histórico e arquitetônico, decretou o tombamento do Estádio das Laranjeiras.

A equipe masculina de Natação do Fluminense foi Campeã Carioca por vinte e três (23) anos consecutivos, de 1941 a 1963.
A equipe feminina de Natação do Fluminense foi Campeã Carioca por treze (13) anos consecutivos, de 1938 a 1950.
A equipe masculina de Saltos Ornamentais do Fluminense foi Campeã Carioca por nove (9) anos consecutivos, de 1952 a 1960.
A equipe masculina de Basquetebol do Fluminense foi Campeã Carioca por oito (Cool anos consecutivos, de 1920 a 1927.
A equipe masculina de Tênis do Fluminense foi Campeã Carioca por treze (13) anos consecutivos, de 1919 a 1931.
A equipe de Tiro ao Alvo do Fluminense foi Campeã Carioca por sete (7) anos consecutivos, de 1952 a 1958.
Foi o General João Figueiredo, à época Presidente da República, que, como tricolor fervoroso, em 21.07.1981, assinou a Escritura de Cessão do terreno com 79.900 metros quadrados, onde hoje se localiza o Centro de Treinamento Sylvio Kelly dos Santos, mais conhecido como Vale das Laranjeiras, em Xerém.
Em 1944, após demorada visita à sede do Fluminense, o general José Pessoa, presidente do Club Militar, deixou consignada a seguinte impressão sobre o detentor da Taça Olímpica: "Meu espírito patriota se reconforta ao conhecer e contemplar essa magnífica obra de brasilidade, modêlo de suas congêneres e orgulho da gente moça do Brasil."
O Sócio Honorário do Fluminense catalogado sob o número 11 (onze) é Alberto Santos Dumont, o brasileiro inventor da aviação.
Em 1921, o poeta Coelho Neto, tricolor de coração, criou a vida artística do Fluminense, sendo seu primeiro Diretor Artístico. Foi na sua gestão que teve início as memoráveis vesperais de arte, com números de dança clássica, declamação, canto e outras expressões artísticas.

Filho mais velho do poeta Coelho Netto, Emanuel Coelho Netto (Mano), falecido em 30.09.1922, aos 24 anos, em consequência de uma falta violenta sofrida num jogo do Fluminense, recebeu o primeiro título de Benemérito post-mortem da história do Clube.
O legendário goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, além de ligado ao esporte, foi um renomado historiador, sendo o maior especialista em História Brasileira do Século XVII.
Em 1943, o Fluminense adotou o Cartola para simbolizar o Clube, visando vincular o glorioso Tricolor das "Laranjeiras" com a nobreza e a fidalguia brasileiras.

Leandro_Farah
Presidente SF

Número de Mensagens : 1335
Idade : 44
NOME REAL : Leandro Farah
LOCALIZAÇÃO : Brasil
TIME NO GG : Violencia Futebol Clube
TÍTULOS : 4 TI - 1 TO - 1 CO - 5 LA
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FATOS IMPORTANTES DE TIMES DE FUTEBOL Empty Re: FATOS IMPORTANTES DE TIMES DE FUTEBOL

Mensagem  Leandro_Farah Qui 1 Out 2009 - 10:29

milésimo gol em Campeonatos Brasileiros
O Vasco foi o segundo clube brasileiro a chegar a essa marca no Campeonato Brasileiro. O primeiro foi o São Paulo no dia 8 de novembro de 2000, na derrota para o Sport por 4 a 3 na Ilha do Retiro.
O milésimo gol vascaíno ocorreu no dia 28 de novembro de 2000, num jogo contra o Bahia, sendo feito pelo jogador Juninho Paulista. A marca, porém, pegou o Brasil inteiro de surpresa. Tudo por causa da revista Placar. Em 1996 ela publicou uma edição especial que trazia todos os jogos do Brasileiro desde 1971 a 1995. O que ocorreu é que houve um erro no placar de um dos jogos do Vasco.
A partida era Joinville vs. Vasco, disputada em 18 de março de 1984. O time do Joinville havia ganho o jogo por um único gol, mas na edição especial do Placar o placar estava invertido, dando o gol e a vitória para o Vasco. A publicação acabou enganando até a Rede Globo até que o erro fosse descoberto.
Fábrica de artilheiros
O Vasco é a equipe que mais teve artilheiros de Campeonatos brasileiros desde 1971: Foram 8 no total (Roberto Dinamite em 1974 e 1984; Paulinho em 1978; Bebeto em 1992; Edmundo em 1997; e Romário em 2000, 2001 e 2005.
O Sapo de Arubinha
Em 30 de Dezembro de 1937, havia sido marcada pelo Campeonato Carioca uma partida entre o Vasco e o time do Andaraí. Naquele dia, logo de manhã, começou a chover forte. A chuva não parou, e continou noite adentro. Normalmente, nessas condições, trocar-se-ia o dia do jogo. Mas não houve transferência. Era um jogo sem importância - todos sabiam que o Vasco iria ganhar.
Às nove horas, então, no campo do Fluminense, o Andaraí foi para o jogo. Mas o time do Vasco não aparecia. E os jogadores do Andaraí ficaram ali, no meio do campo, pegando chuva, esperando pelo Vasco, até que, impacientes e encharcados, foram interpelar o juiz, Haroldo Dias da Motta. Mas nada do Vasco. O juiz, então, deu duas alternativas aos jogadores do Andaraí: eles poderiam esperar o Vasco, ou ganharem de W.O.
Os jogadores do Andaraí se reuniram, e houve debate. Uns achavam que o time tinha que aproveitar, ganhar pontos que pareciam perdidos; outros já achavam tudo aquilo uma tremenda injustiça com o Vasco. Até que descobriu-se o motivo do atraso: tinha havido uma acidente com o time vascaíno, e muitos jogadores estavam no pronto-socorro. Um caminhão da limpeza tinha batido no carro que levava os jogadores do Vasco, e todo o time titular estava no hospital.
Solidários com os colegas, o Andaraí resolveu esperar os reservas, que tinham escapado do acidente. Como diriam naquela noite: "O Andaraí sabe que vai perder, mas não faz questão de pontos. Faz questão é da amizade do Vasco".
Um jogador então intrometeu-se na conversa. Era o Arubinha, ponta esquerda do Andaraí. Ele fez um singelo pedido: que o Vasco não abussase. Afinal, o Andaraí estava há tempos lá no campo, pegando chuva, por causa do Vasco. Não merecia ser goleado por aquele gesto de solidariedade.
A maioria dos outros jogadores discordava. Era o time reserva do Vasco, e ainda por cima abalado pelo acidente. Daria Andaraí, é claro. Finalmente o Vasco chegou. E não parecia ter havido acidente nenhum: terminado o primeiro tempo, o placar registrava 5 a 0 para os camisas pretas. E o Vasco continou a chuva de gols no segundo tempo, totalizando 12 a 0.
Arubinha, então, irritadissimo por ter pego tanta chuva apenas para ser humilhado pelo time reserva vascaíno, ajoelhou-se e pediu, bem alto, para que, se houvesse algum Deus no céu, o Vasco passasse doze anos sem ser campeão. Dizem que Arubinha não se contentou só com isso. Foi a São Januário e lá enterrou um sapo com a boca costurada, para fortalecer a praga.[9] Os anos então se passaram, e nada do Vasco ser campeão. O campo todo de São Januário foi revirado, mas não se encontrou sapo nenhum. Chegaram a oferecer dinheiro para Arubinha revelar onde enterrara o sapo e desfazer a praga, mas ele se recusava. E afirmava não ter enterrado sapo nenhum.
Verdade ou não, o Vasco só viria a ser campeão novamente 8 anos depois, em 1945.
Pó-de-mico
Num jogo válido pelo Carioca de 1979, ao entrar no campo no Estádio de Moça Bonita o goleiro Emerson Leão subitamente saiu correndo aos vestiários se coçando todo, seguido pelos os outros jogadores, todos se coçando.
Édson Izidoro, torcedor do Bangu, tinha jogado pó-de-mico nos jogadores vascaínos! Édson foi preso por perturbação da ordem. Não obstante o golpe baixo, o Vasco ganhou o jogo por 3a 0.
Maior goleada
Vasco 14 - 1 Canto do Rio FC
Umas das maiores goleadas do futebol profissional do Rio de Janeiro. O Canto do Rio ainda tentou evitar a derrota, trocando de goleiro no intervalo, quando o placar era de "apenas" 5 a 0.
O jogo foi realizado em São Januário, no dia 6 de setembro de 1947. O Vasco atuou com: Barbosa, Augusto e Rafanelli; Eli, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Dimas, Ismael e Chico. T: Flávio Costa. O Canto do Rio atuou com: Odair (Raimundo), Borracha e Lamparina; Carango, Bonifácio e Canelinha; Heitor, Waldemar, Raimundo, Didi e Noronha.
Gols: Maneca (5), Ismael (4), Dimas (3), Nestor, Chico e Waldemar.
Árbitro: Alberto da Gama Malcher.
Maior goleada em um Vasco vs. Flamengo
Em 26 de abril de 1931 o Vasco derrotou o rival com um placar de 7 a 0.
Neste mesmo ano, o Vasco se tornou o segundo clube brasileiro e o primeiro carioca a ser convidado para uma excursão à Europa, mais precisamente a Portugal e Espanha. O primeiro clube foi o Paulistano, de São Paulo.
Maior goleada em um Vasco vs. Botafogo
O placar foi de 7 a 0, em 29 de abril de 2001, pelo Campeonato Estadual, com gols de Juninho Paulista (3), Romário (2), Euller (1) e Pedrinho (1).
Maior goleada em um Vasco vs. Fluminense
O placar foi de 6 a 0, em 9 de novembro de 1930, pelo Campeonato Estadual.
Jogador vascaíno cria o Gol Olímpico
Ver artigo principal: Gol Olímpico
Em 28 de Março de 1928, em um amistoso contra o uruguaio Wanderes, o Vasco inaugurou os refletores e a arquibancada atrás de um dos gols.
Com um gol feito de cobrança de escanteio, que entrou direto no gol uruguaio, o Vasco venceu por 1 a 0. Como os uruguaios eram os campeões olímpicos da época, nasceu, do córner cobrado pelo jogador Santana, o gol olímpico.
Sobre o feito, o extinto Jornal "A Noite" escreveu: "O que o Vasco acabou conseguindo nessa memorável noite não se mede nem se descreve e foi simplesmente assombroso.
Di-lo o público presente ao estádio, calculado em mais de 60 mil pessoas."[10]
Gandula era jogador vascaíno
Bernardo Gandula foi um jogador argentino que atuou no Vasco como meia-esquerda, em 1939, contratado ao Boca Juniors, fazendo ala com outro argentino, o ponta-esquerda Emeal. Gandula tinha a característica de buscar a bola que saía de campo para entregá-la ao jogador que faria a cobrança, repondo a bola em jogo mesmo que fosse do time adversario. Quando a função passou a ser desempenhada por garotos durante as partidas, o público os apelidou com o nome do ex-craque vascaíno.
Um vascaíno nordestino na II Guerra Mundial
A Major Elza Cansanção, com 38 medalhas no peito é Chefe da preservação do acervo da memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e foi primeira enfermeira voluntária da FEB e uma das cinco primeiras a desembarcar, em agosto de 1944, no teatro de operações da Itália. Na Segunda Guerra Mundial, Elza fez parte de um grupo de 73 enfermeiras brasileiras que foram à Itália. Em entrevista ao site Uol, a Major Elza Cansanção contou uma das passagens mais curiosas do período em que esteve em solo europeu durante a Segunda Guerra Mundial: "Certa vez, um nordestino foi servir de isca, para descobrir onde estavam os alemães. Todo mundo voltou do combate e nada de ele chegar. Até que, mais tarde, o soldado apareceu com um alemão levando um fuzil a sua frente. Todo mundo ficou doido, os superiores começaram a gritar que tinha um alemão armado, e o nordestino acalmou todo mundo: "Ele não está armado, não. Eu o desarmei. Esse aí é o meu fuzil, que mandei ele carregar porque eu estava cansado". Para completar, contou que quase matou o alemão. "Quando eu ia enfiar a peixeira nele, vi que o cabra é do meu time." Ninguém entendeu nada, então ele apontou a Cruz de Ferro no peito do alemão e concluiu: "Vocês não estão vendo que ele é Vasco?".[11]

Leandro_Farah
Presidente SF

Número de Mensagens : 1335
Idade : 44
NOME REAL : Leandro Farah
LOCALIZAÇÃO : Brasil
TIME NO GG : Violencia Futebol Clube
TÍTULOS : 4 TI - 1 TO - 1 CO - 5 LA
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FATOS IMPORTANTES DE TIMES DE FUTEBOL Empty Re: FATOS IMPORTANTES DE TIMES DE FUTEBOL

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos